Dose Recomendada De Vitamina D

Dose Recomendada De Vitamina D

Cada organismo recomenda uma dose diferente de vitamina D. A DGE de momento e, na ausência de produção de vitamina D através da exposição solar, recomenda o fornecimento de 400 UI para os bebés até 1 ano de idade e 800 UI no caso de crianças, adolescentes, adultos, idosos, mulheres grávidas e lactantes.

No entanto, de acordo com os especialistas, esta quantidade de vitamina D é demasiado baixa e só garante a ingestão mínima diária para evitar o raquitismo.

quantidade vitamina d

Quanta vitamina D devo tomar por dia?

Há duas maneiras de otimizar ao máximo os teus níveis de vitamina D para beneficiar-te das propriedades que proporciona para a tua saúde.

Dose ideal de vitamina D sem análise de sangue

Tomar diariamente a seguinte dose de vitamina D em forma de suplementos dietéticos:

  • Bebés, até 1 ano de idade———400 UI
  • Crianças, de 1 ano de idade—————1000 UI
  • Adolescentes————————–1000 UI por cada 12kg de peso corporal
  • Adultos———————————5000 UI*
  • Grávidas—————————4000 UI a 6000 UI

*Com uma média de peso corporal de 70 kg

Esta é a quantidade de vitamina D que os especialistas recomendam para conseguir um nível ótimo de 25 (OH) D 60 ng/ml e para manter este nível a longo prazo.

Esta dose recomendada é totalmente segura e não produz quaisquer efeitos secundários, pelo que se pode tomar sem necessidade de realizar nenhuma análise de sangue.

Esta quantidade pode ser consumida durante todo o ano diariamente, exceto nos casos em que apanhas sol três vezes ou mais por semana, durante 15-20 minutos ao meio-dia e em fato de banho, uma vez que, neste caso, o teu corpo recebe através da pele a vitamina D que necessita..

Há outras recomendações desnecessariamente complicadas para a ingestão de vitamina D. Mas se tomas a dose anterior e, aos três meses, fazes uma análise do teu (OH) D 25, verás como foi fácil alcançar os níveis ideais de vitamina D.

Nota importante: Se tomas diariamente um suplemento dietético de vitamina D regularmente, deves também consumir vitamina K2 diariamente para garantir que o cálcio da vitamina D não se deposite nas artérias.

A quantidade ótima de vitamina D com análises de sangue

Se sofres uma doença na que resulta decisivo conhecer os níveis ideais de vitamina D, ou se queres conhecer o teu nível de vitamina D com precisão, podes realizar uma análise de sangue, denominando 25 (OH) para medir os níveis de vitamina D.

O resultado da análise vai ajudar-te a saber a quantidade de vitamina D que deves consumir, quer seja sob a forma de comprimidos de vitamina D ou gotas de vitamina D. Também saberás se deves apanhar sol para melhorar a quantidade de vitamina D do teu organismo.

Cada pessoa absorve a vitamina D de forma diferente, por isso o exame de 25 (OH) pode originar valores diferentes. Isto significa que cada pessoa vai ter distintos níveis, tomando a mesma dose de vitamina D.

A capacidade de uma pessoa para gerar vitamina D com a sua exposição solar varia consideravelmente e depende de muitos fatores, como a idade, o peso corporal, a cor da pele, a intensidade da luz solar e estilo de vida. As necessidades individuais de vitamina D e a capacidade de absorção varia em função do metabolismo de cada corpo.

Análise Vitamina D

Por este motivo, as seguintes recomendações são apenas para servir de guia. Portanto, esta informação não garante que alcances o nível exato de 25 (OH) D.

Depois de 3 meses, aproximadamente, desde a análise ao sangue, deves voltar a realizar um novo controlo para avaliar como mudaram os teus níveis de vitamina D durante o período em que estives-te a tomar suplementos alimentícios, assim poderás ajustar a dose às tuas necessidades específicas.

Quantidade de vitamina D, dependendo do seu valor de 25 (OH) D 25:

As seguintes recomendações de dosagem para a ingestão de suplementos de vitamina D, dependendo do valor de 25 (OH) D, baseiam-se nas conclusões do Dr. John J. Cannell, um especialista em vitamina D e fundador da organização "Conselho da vitamina D".

A dose de vitamina D especificada pode ser arredondado ligeiramente para cima ou para baixo para alcançar a quantidade recomendada dos suplementos dietéticos de vitamina D.

Se o teu valor está entre 0-10 ng/ml

Este valor representa uma forte deficiência de vitamina D e é um risco muito elevado para a saúde. Com estes níveis baixos de vitamina D, não se incorpora o cálcio suficiente no sangue e isso pode levar à osteomalacia. A força muscular e a coordenação motora também podem ter danos.
Se desejas que os teus níveis de vitamina D sanguíneos aumentem, partindo de 10 ng/ml, deverás tomar as seguintes quantidades de vitamina D (com base num peso corporal médio de cerca de 70 kg):

Para atingir este valor, deves consumir estas doses de vitamina D por dia:

  • 20 ng / ml …………… ..1000 UI
  • 30 ng / ml …………… ..2200 UI
  • 40 ng / ml ………… … ..3600 UI
  • 50 ng / ml …………… ..5300 UI
  • 60 ng / ml …………… ..7400 UI
  • 70 ng / ml …………… ..10100 UI

Se o teu valor é de entre 10 a 20 ng / ml

Ainda há uma deficiência de vitamina D e um risco de desenvolver osteoporose. Provavelmente, existe também um aumento da hormona da paratiróide, que regula os níveis de cálcio e fósforo no organismo.

Se desejas que os teus níveis de vitamina D sanguíneos aumentem a partir de um valor, por exemplo, de 15 ng / ml, deverás consumir a seguinte quantidade de vitamina D (com base num peso corporal médio de cerca de 70 kg):

Para atingir este valor, deves tomar estas doses de vitamina D por dia:

  • 20 ng / ml …………… ..500 UI
  • 30 ng / ml …………… ..1700 UI
  • 40 ng / ml ………… … ..3200 UI
  • 50 ng / ml …………… ..4900 UI
  • 60 ng / ml …………… ..7000 UI
  • 70 ng / ml …………… ..9700 UI

Se o teu valor é de entre 20-30 ng/ml

Ainda que as fontes oficiais consideram que este valor é aceitável, de acordo com "O Conselho de vitamina D" continua a haver uma deficiência de vitamina D. No entanto, o risco de ter problemas de saúde é baixa. No entanto, poderia acontecer que a hormona paratireóide ainda aumente, produzindo uma perturbação da absorção de cálcio. Ainda que, neste caso, o risco de fraturas, é menor ao que se tem com um valor de vitamina D inferior.

Se desejas que os teus níveis de vitamina D sanguíneos aumentem, a partir de um valor de por exemplo de 25 ng/ml ou mais, terás que consumir a seguinte quantidade de vitamina D (com base num peso corporal médio de cerca de 70 kg):

Para atingir este valor, deves consumir esta quantidade de vitamina D por dia:

  • 30 ng / ml …………… ..600 UI
  • 40 ng / ml …………… ..2000 UI
  • 50 ng / ml ………… … ..3700 UI
  • 60 ng / ml …………… ..5800 UI
  • 70 ng / ml …………… ..8600 UI

Se o teu valor 30 – 40 ng / ml

Este valor é considerado oficialmente um valor normal. Mas, para os especialistas em vitamina D, é ainda demasiado baixo. Nestes níveis de vitamina D, o corpo absorve o cálcio suficiente, pelo que o risco de sofrer fraturas é bastante baixo.

As investigações também demonstraram que, com estes níveis de vitamina D, o sistema imunológico está mais reforçado e podem-se evitar as infeções com mais facilidade. Mas pode ser que necessites um nível mais elevado de vitamina D para uma melhor proteção contra as doenças durante o inverno.

Se desejas que os teus níveis de vitamina D sanguíneos aumentem, a partir de um valor de por exemplo 35 ng/ml ou mais, deverás tomar a seguinte dose de vitamina D (com base num peso corporal médio de cerca de 70 kg):

Para atingir este valor, deves consumir esta dose de vitamina D por dia:

  • 40 ng / ml …………… ..800 UI
  • 50 ng / ml …………… ..2500 UI
  • 60 ng / ml ………… … ..4600 UI
  • 70 ng / ml …………… ..7300 UI

Seu o teu valor está entre 40-50 ng/ml

Na opinião dos especialistas sobre a vitamina D, estes níveis de vitamina D correspondem às pessoas que tiveram os seus corpos nus expostos ao sol durante todo o ano, numa zona próxima ao Equador. Estes valores também podem ser alcançados por caçadores-agricultores da selva Africana com um estilo de vida tradicional.

Com estes níveis de vitamina D, o corpo pode regular perfeitamente a absorção do cálcio e a hormona paratiroideia. A amamentação materna pode transmitir suficiente vitamina D ao bebé através do leite materno.

Alguns estudos sugerem que este nível supõe uma redução do risco de sofrer certos tipos de cancro, bem como alcançar um melhor estado de saúde do coração e da circulação, relacionada com a vitamina D. Os resultados das investigações também mostraram que, com estes níveis altos de vitamina D, se fortalece o sistema imunológico e se ajuda o corpo a combater as infeções.

Se desejas que os teus níveis de vitamina D sanguíneos aumentem, a partir de um valor de por exemplo 45 ng/ml ou mais, deverás tomar a seguinte quantidade de vitamina D (com base num peso corporal médio de cerca de 70 kg):

Para atingir este valor, deves tomar esta quantidade de vitamina D por dia:

  • 50 ng / ml …………… ..900 UI
  • 60 ng / ml …………… ..3000 UI
  • 70 ng / ml ………… … ..5700 UI

Se o teu valor 50-60 ng / ml

Parabéns, os teus valores estão na faixa ótima para obter os benefícios para a saúde que proporciona a vitamina D. Atualmente, não existem evidências científicas suficientes que demosntre que os valores acima de 60 ng/ml, impliquem uma maior vantagem para a saúde. Portanto, não é necessário que tentes atingir um valor mais alto.

Neste caso, deves consumir como foi descrito anteriormente no ponto 1, a quantidade recomendada de vitamina D por dia ou apanhar sol para manter os teus níveis de vitamina D.

Se o teu valor está entre 60-80 ng ml

De acordo com o Conselho de vitamina D, estes são considerados "normais e altos". Este valor pode ser conseguido através da luz solar na pele. Portanto, assume-se que este valor é ainda natural e saudável.

Se o teu valor está entre 80-100 ng/ml

Estes valores estão ligeiramente acima dos que se podem conseguir de forma natural através da luz solar sobre a pele. Supõe-se que estes valores não se podem conseguir se não se tomam suplementos dietéticos de vitamina D. Até agora, não se conhece nenhum risco associado a estes valores elevados de 80-100 ng é desconhecido não são tomadas.

Se o teu valor está entre 100-150 ng/ml

Estes valores são considerados demasiado altos, mas não são prejudiciais. No entanto, deves reduzir o teu valor de 25(OH)D inferior a 100 ng/ml. Para conseguir isto, simplesmente não tomes, por agora, vitamina D e deixa de apanhar sol. Depois de três meses comprova os teus níveis de 25 (OH) D. Quando o teu valor de vitamina D está numa faixa normal, basta ajustar o teu consumo de vitamina D, dependendo do resultado.

Se o teu valor está por cima de 150 ng/ml

Estes valores poderiam prejudicar a tua saúde. Portanto, deves tomar medidas para reduzir o valor de 25(OH)D a menos de 100 ng/ml. Para conseguir isto, simplesmente deixa de consumir qualquer suplemento dietético de vitamina D e evita a exposição ao sol. Depois de três meses comprova os teus níveis de 25 (OH) D e volta a ajustar o consumo de vitamina D, em função do resultado.

Hipercalcemia osso

Que quantidade de vitamina D é excessiva?

Dado que a vitamina D é solúvel em gordura, alertou-se repetidamente sobre a possibilidade de um excesso ou overdose da mesma. O Comité Científico da Alimentação da Comissão Europeia avaliou em 2002 a ingestão segura de vitamina D nos seguintes termos:

Advertiu-se que se pode consumir uma quantidade diária de 2.000 UI (50 mcg), no caso de adolescentes, adultos, mulheres grávidas e lactantes; e uma dose de 1.000 UI (25 mcg) no caso de crianças até aos 10 anos. Estas quantidades não têm risco de efeitos secundários, mesmo sem supervisão médica a longo prazo.

A maioria dos especialistas consideram que uma quantidade diária de até 5000 UI (125 mcg) de vitamina D é segura para os adultos.

Dado que o homem produz 10.000 UI (250 mcg) de vitamina D através da luz solar direta, este seria o limite fisiológico superior.

Dado que a vitamina D é potencialmente tóxica, o limite superior reconhecido a nível nacional é de 50 mcg (2.000 UI). No entanto, este limite foi cuidadosamente selecionado e, provavelmente, está situado 5 vezes mais abaixo do limite real.

São conhecidos casos de toxicidade da vitamina D com hipercalcemia, nos casos em que a dose diária de vitamina D é de 40000 UI (1000 mcg) ou mais são conhecidos.

A ingestão excessiva de vitamina D apenas se produz ao tomar suplementos dietéticos em excesso. Mas é pouco provável que isto aconteça, já que se necessitaria tomar uma quantidade diária de cerca de 40.000 UI (1.000 mcg) durante vários meses para registar esta overdose de vitamina D.

As terapias de choque de quantidades elevadas, mesmo se excedem os 100.000 UI, não produzem uma overdose de vitamina D.

Os sintomas de intoxicação por vitamina D incluem náuseas, altos níveis de cálcio e fosfato sanguíneos, perturbações do ritmo cardíaco e pedras nos rins.

Artigos Relacionados com o tema:

  • Para comprar os teus suplementos de Vitamina D
  • Vitamina D: Propriedades e Benefícios, Para que serve
  • Cálcio, Vitamina D e Densidade mineral óssea>
  • A Vitamina D nos Alimentos
  • Vitamina D e o Rendimento Desportivo

Valores excessivos - 100%

Content Protection by DMCA.com

Dose Recomendada De Vitamina D

Source: https://www.hsnstore.pt/blog/nutricao/vitaminas/d/dose/

Posting Komentar

Lebih baru Lebih lama
banner